A Leko Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

19 DE MARÇO: DIA DO CARPINTEIRO E DO MARCENEIRO

Dicas Dia do marceneiro e carpinteiro

A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo, e consequentemente, já passou por diversas transformações ao longo dos anos. Com o avanço da tecnologia, esse trabalho acabou tornando-se prático e moderno. Graças às ferramentas elétricas é possível realizar um excelente trabalho e em um tempo muito menor do que antigamente. Além do mais, atualmente contamos com uma infinidade de matérias-primas (madeiras industrializadas, compensados, MDF entre outros materiais) que podem ser utilizadas para a fabricação de móveis e objetos. Gratidão por esses profissionais que criam a beleza de móveis e outros artigos em madeira, levando sofisticação e conforto para nossos lares. Mas você sabe como surgiu o dia do carpinteiro e marceneiro, e a história por trás dessa data? Confira!

Não confunda marceneiros com carpinteiros
Marceneiros não são carpinteiros! Carpinteiros também trabalham com madeiras, porém atuam diretamente na construção civil, realizando obras como vigamentos, portas, janelas e até assoalhos. Trabalham mais com a madeira maciça, em estado natural. O trabalho do marceneiro tende a ser mais artesanal que o do carpinteiro. Então vale a pena ficar atento e não cometer o erro de confundir as duas profissões.

Como surgiu o dia do carpinteiro e do marceneiro?
O dia 19 de março é o dia escolhido para homenagear todos os carpinteiros e marceneiros, a data foi escolhida por também ser o dia de São José, o primeiro carpinteiro que se tem relatos na história. Para muitos, ele é visto como o padroeiro das pessoas que exercem essa profissão. Com o tempo, os marceneiros também foram incluídos nessa data comemorativa, até mesmo por serem trabalhos bem próximos.

Um verdadeiro artista
O ato de transformar um simples pedaço de madeira em um móvel planejado ou outras peças, requer muito talento e conhecimento. Uma profissão que exige sensibilidade em todas as etapas de produção. Cuidado também é muito exigido por parte das pessoas que trabalham nessa área, justamente por estarem em contato diariamente com ferramentas que podem causar acidentes, é necessário que não haja nenhum descuido.

Quero ser um marceneiro ou carpinteiro, e agora?
Para quem deseja seguir essa profissão, hoje existem muitos cursos profissionalizantes focados em marcenaria e carpintaria, então é necessário encontrar aquele que mais combina com você e que esteja dentro do seu orçamento. Vale lembrar que qualquer pessoa pode se tornar um marceneiro ou carpinteiro, porém, é preciso ter noções fundamentais sobre desenho de projetos, medidas, geometria, segurança no trabalho, além de conhecer os diferentes tipos de madeira. Então, antes de entrar de cabeça nessa profissão, busque um curso para se especializar.

Todas essas mudanças na marcenaria e carpintaria, fizeram com que muitas pessoas adotassem esse trabalho como um hobby. Cada dia novas tendências vão surgindo e cada ano, mais pessoas passam a comemorar o dia do carpinteiro e marceneiro. Parabéns a todos os profissionais dessa área! Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das novidades, até a próxima.